APRESENTAÇÃO DO LIVRO PAQUITA DE JACINTO REGO DE ALMEIDA NO CTS

A apresentação do novo livro Paquita do escritor de Alcanhões, sócio e tenista do CTS Jacinto Rego de Almeida realizou-se no Happy Break no Clube de Ténis de Santarém em ambiente familiar e informal.

Quem se deslocou naquela noite fria ao Clube, trocou conversas e experiências com o autor e pode perceber um pouco sobre o acto solitário que é escrever um livro.

Apresentamos uma breve análise sobre este livro elaborada por Luisa Coelho, Professora de Língua e da Cultura portuguesa na Freie Universitat e da Humboldt Universitat, em Berlim, e Leitora do Instituto Camões na Alemanha:


"A obra literária de Jacinto Rego de Almeida inscreve-se num género literário sem tradição em Portugal – o roman noir. Derivado do romance policial, distingue-se dele pelos seus objectivos primeiros. O policial começa com uma morte que vai ser elucidada, o roman noir encena uma situação onde evoluem personagens marginais. Mais do que centrar-se na análise psicológica e factual de um crime, para o investigar e descobrir o seu agente, o roman noir descreve a realidade social e a vivência dos personagens no contexto propício a que o crime aconteça. Apresenta diálogos curtos entre personagens tipo, descrições de cenas de sexo e violência em linguagem crua e agressiva. Faz uma análise crítica da sociedade observando o submundo da marginalidade, destapando o que existe nas pregas do tecido social. As personagens são anti-heróis e não são apresentadas como vítimas mas como sobreviventes que lutam com as armas que têm. Não tem intuitos moralizantes, destabiliza e inquieta pela frontalidade com que a sociedade é apresentada sem filtro discursivo. Jacinto segue esta linha nos seus traços gerais mas dela se afasta quando a serve com humor e ironia – parodiando-a."

Jacinto Rego de Almeida



O livro está á venda na secretaria do Clube de Ténis de Santarém.

SEGURO DESPORTIVO

Sabia que...
Sendo atleta federado a prática do Ténis está assegurada por um seguro de acidentes adequado seja Praticante ou Desportista.
Consulte as condições gerais da apólice de seguro e informe-se sobre o que é necessário para se federar a si e ou ao(s) seu(s) filho(s) na secretaria do CTS.
Salvaguarde-se dos imprevistos.